Icone do Whatsapp

POLÍTICA DE PRIVACIDADE E COOKIES

Utilizamos alguns recursos para entender o que nossos clientes tem interesse e melhorar sua experiência. Ao continuar navegando, você concorda com nossa Política de Privacidade.

Entendi
Natural Limp - Como descartar pilhas, baterias e celulares Coletor para pilhas e baterias grande em formato de bateria 9 volts laranja e preto

 

O chamado Lixo Eletrônico (composto especialmente por baterias, celulares, computadores e pilhas) representa uma parte fundamental dos processos de coleta seletiva e reciclagem, pois a cada dia convivemos mais e mais com esse tipo de material que demanda cuidado especial na destinação dos resíduos por conterem substâncias potencialmente tóxicas.

Conforme mencionamos em outra publicação sobre a importância da reciclagem, a coleta seletiva e a reciclagem desempenham papel fundamental na preservação da espécie humana e oferecem potencial de redução de desigualdades. E o lixo eletrônico demanda atenção especial.
 
Ao todo, entre pilhas, baterias de celulares e notebooks e baterias para usos específicos, são
 descartadas aproximadamente 800 milhões de unidades anualmente no país, o que torna o Brasil um dos principais mercados consumidores de eletrônicos no mundo.

Quando descartadas de forma incorreta, expostas aos elementos da natureza, a decomposição dessas pilhas e baterias demora entre 100 a 500 anos e no curto prazo esses materiais para liberam substâncias tóxicas que contaminam o solo e a água de lençóis freáticos e nascentes de rios. Materiais como cádmio, cobre, chumbo, manganês, mercúrio e lítio são considerados altamente perigoso à nossa saúde e são liberados por pilhas e b
ateria em geral. Essas substancias são potencialmente cancerígenas e podem causar problemas neurológicos e anemia.
 

Coletor de pilhas e baterias aço inox

Quem é responsável pelo descarte adequado de pilhas e baterias?



Devido à toxicidade das substâncias no interior das pilhas e baterias, o IBAMA (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) estabeleceu em setembro de 2012 a Norma Instrutiva número 8, a qual define que as empresas que produzem e revendem equipamentos eletrônicos são responsáveis por procedimentos de acondicionamento, recolhimento e destinação correta de seus produtos após o consumo. Em especial, os fabricantes devem informar ao consumidor os locais de descarte e coleta desses produtos.

 

Tipos de coletores para pilhas e baterias.



Segundo resolução oficial do CONAMA, os coletores para pilhas e baterias devem ser identificados na cor laranja. No site da Natural Limp há uma seção inteira dedicada a coletores para pilhas, baterias e celulares para uso doméstico, comercial, profissional e em aplicações de grande porte.
Nossos coletores atendem aos mais rigorosos padrões de qualidade e segurança e recebem adesivo de identificação para pilhas e baterias.
 
 
Descarte de pilhas, baterias, celulares e carregadores em empresas e escritórios:
Coletor para pilhas e baterias plástico com tampa basculante

Sua empresa pode colaborar muito com o descarte consciente de lixo eletrônico. Basta adquirir um coletor e comunicar aos colaboradores sobre o novo ponto de coleta. Quando seu coletor para pilhas e baterias estiver cheio, encaminhe o material coletado ao Eco Ponto mais próximo ou informe-se sobre agências bancárias, grandes magazines e prédios públicos que recebem esses resíduos e encaminham para a destinação adequada.
 
Se você atua com revenda de pilhas, baterias, telefonia ou informática, encaminhe esses resíduos para seu fornecedor. Os fabricantes e distribuidores são responsáveis por essa destinação em todo o território nacional.
 


Descarte de pilhas, baterias, computadores, celulares e carregadores em condomínios:
Coletor pilhas e baterias modelo ecológico com placas de tubo de creme dental

A coleta seletiva no seu condomínio não estará completa sem um coletor para pilhas e baterias. Recomendamos um coletor de médio porte para comportar celulares, baterias e grandes quantidades de pilhas sem a necessidade de coletar esse material com muita frequência.
 

​Conheça também os coletores ecológicos, fabricados a partir de placas feitas com aparas e tubos de creme dental compactados.

 
 
 

Descarte de lixo eletrônico em locais de grande circulação como Shopping Centers, clubes e locais públicos em geral:

Coletor para baterias celulares e pilhas modelo ecológico

Considere a implantação de grandes coletores para pilhas e baterias nos locais de maior circulação de suas instalações.  Além de cumprir seu papel para com a sociedade e o meio ambiente, sua empresa ou associação será reconhecida por isso, agregando valor à marca.

Devido ao grande volume de material a ser recolhido, haverá interesse por parte de prefeituras, subprefeituras e cooperativas para recolher esse material para geração de emprego e renda. É a sustentabilidade melhorando as condições de vida da sociedade como um todo!
 


 

Sou consumidor final e quero descartar pilhas, baterias e lixo eletrônico em geral. O que fazer?

Separe pilhas baterias, celulares, peças de computadores e lixo eletrônico em geral e leve até a agência bancária, drogaria (grandes redes) ou ao prédio público mais próximo. Se possível, inicie a implantação de coletores de pilhas e baterias na sua empresa, associação, instituição religiosa ou em seu condomínio. O meio ambiente agradece.


Para conhecer a legislação vigente:
Política Nacional de resíduos Sólidos
Resoluções e Relatórios CONAMA

 
Nós da Natural Limp temos orgulho de ser uma empresa pioneira em implantação de projetos de coleta seletiva.
Hoje trabalhamos com lixeiras e coletores com capacidades que variam de 10 litros a mais de 1000 litros em materiais como polipropileno, polietileno injetado, polietileno rotomoldado de alto impacto, aço inox, aço galvanizado... Seja o que você precisar, temos a solução ideal a preço justo!
Conte sempre com a nossa ajuda para encontrar a melhor solução em equipamentos para coleta seletiva em aplicações residenciais, comerciais, industriais e qualquer outra finalidade.


Saiba mais sobre nós:
"Quem Somos"
"Contato"
"Loja"


Natural Limp. Transformando sua relação com o meio ambiente!