Icone do Whatsapp

POLÍTICA DE PRIVACIDADE E COOKIES

Utilizamos alguns recursos para entender o que nossos clientes tem interesse e melhorar sua experiência. Ao continuar navegando, você concorda com nossa Política de Privacidade.

Entendi
Natural Limp - Descarte de bitucas de cigarro - Problema ou oportunidade?

Lixo pequeno?


Durante muitos anos o lixo gerado por bitucas de cigarro foi considerado como algo secundário, um lixo pequeno e sem grandes impactos para a coleta de resíduos. Essa percepção mudou recentemente, com a vigência de leis antifumo em todo o território nacional as quais obrigaram milhões de fumantes a sair de restaurantes, hotéis, escritórios e locais públicos para fumarem em áreas externas e descobertas. Com isso, aqueles filtros ou guimbas, anteriormente mesclados ao lixo comum, principalmente de escritórios, tornaram-se visíveis e o que chamou a atenção foi o imenso desperdício de material com potencial para reciclagem e reutilização.

O fato é que diariamente são descartadas toneladas de bitucas de cigarro (34 milhões de bitucas por dia somente na cidade de São Paulo) e essa sujeira não pode mais ser varrida para debaixo do tapete.
 

Bitucas de cigarro e substâncias tóxicas


Já sabíamos os malefícios para a saúde causados por toxinas presentes em cigarros; entretanto, estudos recentes apontam que essas mesmas toxinas são fator contaminante gravíssimo para o solo e para a água que bebemos quando as bitucas de cigarro são descartadas de forma incorreta.

A contaminação causada por restos de apenas duas bitucas de cigarros é equivalente a um litro de esgoto doméstico; acarretando gastos cada vez maiores para despoluição de rios e comprometendo a fauna local além de comprometer o solo de forma praticamente irreversível. 
 

Reciclagem de bitucas de cigarros


Conforme parecer de 2011 da Comissão de Política Urbana, Metropolitana e Meio Ambiente da Câmara Municipal de São Paulo:

A reciclagem do filtro de cigarro ainda é um processo bastante incipiente, e a sua
transformação em papel parece ser a forma mais usual para o seu reaproveitamento. Há
notícias de estudos sobre a reciclagem do resíduo visando a sua conversão em produto
anticorrosivo para aço, na China, em material para absorção e retenção de água em solos
secos, pela Embrapa de Pernambuco, e em tecido, todos os casos ainda em caráter
experimental. ¹


Podemos ver que há um grande potencial de geração de empregos e renda por meio da reciclagem de bitucas de cigarros.

 

Vai comprar uma bituqueira? Fale com a Natural Limp!


Bituqueira em aço inox com cadeadoA primeira etapa para esse processo de reciclagem é a coleta consciente desse material por meio de coletores adequados que não espalhem chamas e não causem a combustão do material.

No site da Natural Limp há uma seção específica para Cinzeiros e Bituqueiras ideais para descarte adequado de guimbas e cinzas de cigarros.
Confira: http://www.naturallimp.com.br/cinzeiro-bituqueira
 

Colabore para uma cidade mais limpa para todos 

Torne seu estabelecimento um ponto de coleta e descarte adequado de bitucas. Além de economizar tempo e mão-de-obra com varrição da calçada e da entrada de seu estabelecimento, você contribuirá para uma cidade mais limpa. Descarte as bituqueiras coletadas nos ecopontos e pontos de coleta da prefeitura de sua cidade.

 

Algumas empresas e ONGs oferecem o serviço de recolhimento certificado das bitucas de cigarros, porém o serviço é cobrado e o valor pode chegar a R$100,00 por carga enviada. Assim que houver mais informações sobre logística reversa e reciclagem de bitucas, atualizaremos esta publicação.


(¹) fonte: 
http://www2.camara.sp.gov.br/projetos/2011/00/00/0H/8K/00000H8KZ.PDF​
 
Nós da Natural Limp temos orgulho de ser uma empresa pioneira em implantação de projetos de coleta seletiva.
Hoje trabalhamos com coletores, contentores, lixeiras, contêineres e bituqueiras em materiais como polipropileno, polietileno injetado, polietileno rotomoldado de alto impacto, aço inox, aço galvanizado... Seja o que você precisar, temos a solução ideal a preço justo!
Conte sempre com a nossa ajuda para encontrar a melhor solução em equipamentos para coleta seletiva em aplicações residenciais, comerciais, industriais e qualquer outra finalidade.


Saiba mais sobre nós:
"Quem Somos"
"Contato"
"Loja"


Natural Limp. Transformando sua relação com o meio ambiente!